Desenvolver uma equipa cirúrgica coesa com elevado nível de cumplicidade, profissionalismo, desenvolvimento técnico e científico tem sido um objetivo que rapidamente se tornou não meu mas do grupo.

OS NOSSOS FUNDAMENTOS:

1. Planeamento
Estudo adequado para uma cirurgia sem surpresas.
2. Humanização
Proximidade e disponibilidade no contacto do pré-operatório à recuperação completa.

 3. Interacção
Cuidados muldisciplinares e complementares entre profissionais que se reconhecem mutuamente.
4. Cuidados peri-operatórios
Padronização de cuidados que optimizam o doente em cada fase do processo.


ANA FONTE BOA


Anestesista de elevadas qualificações científicas e humanas. Tem experiência e trabalha regularmente com equipas de cirurgia cardíaca, hemodinâmica e unidades de cuidados intensivos. É um elemento fundamental no planeamento de novas técnicas, novos posicionamentos e cirurgia de risco elevado. Trabalha com o Prof. Dr. Jaime Vilaça desde 2007.


LUÍS LENCASTRE


Cirurgião oncológico, assistente da equipa desde 2013. Com o distinto humor que o caracteriza, é o parceiro certo para elevar o rigor e partilhar as decisões intra-operatórias.



HUMBERTO CRISTINO


Distinto cirurgião hepatobiliopancreático, faz parte da equipa em cirurgia complexa. Prima por uma formação científica irreprensível e por uma capacidade técnica excecional.



SUSANA GRAÇA


Cirurgiã geral especialmente dedicada à cabeça e pescoço. É assistente da equipa para a cirurgia da tiroide e publicação científica nessa área. Disponibilidade e conhecimento fazem deste elemento um grande valor acrescentado.


CÁTIA RODRIGUES


Iniciou-se na equipa como enfermeira circulante tendo ascendido a instrumentista em setembro de 2016 na senda do seu elevado profissionalismo e desempenho. Tem demonstrado uma invulgar capacidade de concentração e de aprendizagem, características que já a tornam uma instrumentista de excelência.



SUSANA GRAÇA


Cirurgiã geral especialmente dedicada à cabeça e pescoço. É assistente da equipa para a cirurgia da tiroide e publicação científica nessa área. Disponibilidade e conhecimento fazem deste elemento um grande valor acrescentado.


LILIANA BATISTA


Secretária da consulta externa de cirurgia. Trabalha com o Prof. Dr. Jaime Vilaça na marcação de cirurgia, organização da agenda e processos com os subsistemas e seguradoras. Prima por um sentido profissional invulgar, cuidado aos tempos dos processos e atenção personalizada aos doentes. É insubstituível.



JORGE CABRAL


Anestesista com mais de 30 anos de experiência, é uma referência na região e uma segurança nas diversas técnicas necessárias à prática de cirurgia de elevada qualidade. Elemento fundamental ao bem estar da equipa. Faz parte desde 2014.


FRANCISCO MIRANDA


Cirurgião altamente reputado e com larguíssima experiência, alia disponibilidade a um sentido invulgar de equipa, humanismo e partilha. Faz equipa com o Prof. Dr. Jaime Vilaça desde 2014.


TANIA MAURÍCIO


Enfermeira instrumentista com particular vontade de aprender e desenvolver novas técnicas. Muito concentrada. É um elemento de grande valia para a equipa. Faz parte desde 2014.



No tratamento de doenças complexas, a equipa multidisciplinar permite estudar melhor, planear melhor, otimizar para

 a cirurgia e melhorar o pós operatório. Assim o sucesso está sempre garantido.


ONCOLOGIA
Todos os casos tratados pela equipa têm uma avaliação de grupo oncológico para aferir a melhor estratégia multidisciplinar. O médico oncologista de referência para a equipa é o dr Leal da Silva. Referência científica na matéria, alia extraordinárias características de humanização de cuidados que tanta diferença fazem nesta área.

GASTRENTEROLOGIA
Na patologia digestiva e biliar, a proximidade com uma gastrenterologia de qualidade é fundamental. A trabalhar em proximidade com a equipa temos nomes tão reputados como o dr Rui Silva, a prof Ana Maria Horta e Vale e o dr Tércio Pinto.

ENDOCRINOLOGIA

Duas das áreas de especial dedicação da equipa, pâncreas e tiroide, lidam com situações complexas do foro endocrinológico. A normalidade funcional dos doentes pode fazer toda a diferença para o resultado cirúrgico final. Aqui temos parceria com vários colegas onde se detaca o dr Simões Pereira, a dra Sara Monteiro, a dra Claudia Amaral e a dra Isabel Meneses.

MEDICINA INTERNA
Uma medicina interna de elevado nível pode fazer toda diferença no resultado de doentes complexos, idosos ou em estado crítico. Estas parcerias asseguram o equilíbrio sistémico do doente face à agressão cirúrgica. A equipa do Hospital da Arrábida, com cuidados intensivos e intermédios, tem sido de valor inestimável para o resultados excelentes da equipa cirúrgica do dr Vilaça. Liderados pelo dr António Carneiro, inluiem o dr Miguel Cortez, o dr André Soares, o dr Avelino Ferreira, o dr Nuno Cortesão, o dr Rui Barros e o dr Alfredo Martins. A sua prática médica é absolutamente irrepreensível e a equipa esta-lhes profundamente grata.

RADIOLOGIA
A imagem como guia para cirurgia de qualidade é absolutamente essencial em áreas sensíveis como o fígado, pâncreas ou tiroide. Nas unidades onde opera, a equipa do dr Vilaça conta com profissionais de elevado prestígio onde a discussão multidisciplinar de imagens é comum. Refira-se o dr Daniel Fonseca, o dr Rui Cunha, o dr Paulo Almeida Santos, a dra Bárbara Viamonte, o dr Nuno Krug ou dr Vieites Branco. Na radiologia de intervenção hepatobiliopancreática conta com a colaboração prestimosa do dr Miguel Madureira.

FISIOTERAPIA e NUTRIÇÃO

A preparação do doente para cirurgia grande envolve frequentemente a sua otimização funcional respiratória, de mobilidade e nutricional. Amiudes vezes são incluidos em programas pre-operatórios que têm clara influência no resultado final da intervenção. Na fisioterapia destaca-se a ação dos terapeutas Paulo Oliveira, Cecília e Ana. Na nutrição a dra Dília Soares.

Share by: