Desenvolver uma equipa cirúrgica coesa com elevado nível de cumplicidade, profissionalismo, desenvolvimento técnico e científico tem sido um objetivo que rapidamente se tornou não meu mas do grupo.
 
 
 
 

OS NOSSOS FUNDAMENTOS:

 
1. Planeamento
Estudo adequado para uma cirurgia sem surpresas.
2. Humanização
Proximidade e disponibilidade no contacto do pré-operatório à recuperação completa.
 
 
 
3. Interacção
Cuidados muldisciplinares e complementares entre profissionais que se reconhecem mutuamente.
4. Cuidados peri-operatórios
Padronização de cuidados que optimizam o doente em cada fase do processo.
 
 
 
 
 
 
 

 

A EQUIPA CIRÚRGICA HOSPITAL DA ARRÁBIDA

 
 
ana fonte boa
 

Ana Fonte Boa

 
Anestesista de elevadas qualificações científicas e humanas. Tem experiência e trabalha regularmente com equipas de cirurgia cardíaca, hemodinâmica e unidades de cuidados intensivos. É um elemento fundamental no planeamento de novas técnicas, novos posicionamentos e cirurgia de risco elevado. Trabalha com o dr. Jaime Vilaça desde 2007.
 
 
 
luis lencastre
 

Luís Lencastre

 
Cirurgião oncológico, assistente da equipa desde 2013. Com o distinto humor que o caracteriza, é o parceiro certo para elevar o rigor e partilhar as decisões intra-operatórias.
 
 
 
 
 
humberto cristino
 

Humberto CRISTINo

 
Distinto cirurgião hepatobiliopancreático, faz parte da equipa em cirurgia complexa. Prima por uma formação científica irreprensível e por uma capacidade técnica excecional.
 
 
 
susana graça
 

Susana Graça

 
Cirurgiã geral especialmente dedicada à cabeça e pescoço. É assistente da equipa para a cirurgia da tiroide e publicação científica nessa área. Disponibilidade e conhecimento fazem deste elemento um grande valor acrescentado.
 
 
 
 
 
andré gonçalves
 

André Gonçalves

 
Cirurgião geral recém-formado. Tem elevadas capacidades de concentração e discernimento cirúrgico. Está dedicado ao estudo e publicação da experiência da equipa em cirurgia biliar, pancreática e hepática.
 
 
 
hugo louro
 

Hugo Louro

 
Interno de cirurgia geral. Assistente da equipa com funções no estudo e publicação em laparoscopia do tubo digestivo.
 
 
 
 
 
 
cátia rodrigues
 
 

Cátia Rodrigues

 
Iniciou-se na equipa como enfermeira circulante tendo ascendido a instrumentista em setembro de 2016 na senda do seu elevado profissionalismo e desempenho. Tem demonstrado uma invulgar capacidade de concentração e de aprendizagem, características que já a tornam uma instrumentista de excelência.
 
 
 
adelaide silva
 

Adelaide Silva

 
Enfermeira instrumentista com invulgar experiência. Parceira em todos os momentos. Trabalha com o dr. Jaime Vilaça desde 2004.
 
 
 
 
 
aurea sousa
 

Áurea Sousa

 
Enfermeira de anestesia. Trabalha em perfeita simbiose com a dra. Ana Fonte Boa numa equipa infalível.
 
 
 

Liliana Batista

 
Secretária da consulta externa de cirurgia. Trabalha com o dr. Jaime Vilaça na marcação de cirurgia, organização da agenda e processos com os subsistemas e seguradoras. Prima por um sentido profissional invulgar, cuidado aos tempos dos processos e atenção personalizada aos doentes. É insubstituível.
 
 
 
 
 
 

 

A EQUIPA CIRÚRGICA CLIRIA EM AVEIRO

 
 
jorge cabral
 

Jorge Cabral

 
Anestesista com mais de 30 anos de experiência, é uma referência na região e uma segurança nas diversas técnicas necessárias à prática de cirurgia de elevada qualidade. Elemento fundamental ao bem estar da equipa. Faz parte desde 2014.
 
 
 

Francisco Miranda

 
Cirurgião altamente reputado e com larguíssima experiência, alia disponibilidade a um sentido invulgar de equipa, humanismo e partilha. Faz equipa com o dr. Jaime Vilaça desde 2014.
 
 
 
 
 
tânia maurício
 

Tania Maurício

 
Enfermeira instrumentista com particular vontade de aprender e desenvolver novas técnicas. Muito concentrada. É um elemento de grande valia para a equipa. Faz parte desde 2014.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No tratamento de doenças complexas, a equipa multidisciplinar permite estudar melhor, planear melhor, otimizar para a cirurgia e melhorar o pós operatório. Assim o sucesso está sempre garantido.
 
 
 

EQUIPA MULTIDISCIPLINAR HOSPITAL DA ARRÁBIDA

 
ONCOLOGIA
Todos os casos tratados pela equipa têm uma avaliação de grupo oncológico para aferir a melhor estratégia multidisciplinar. O médico oncologista de referência para a equipa é o dr Leal da Silva. Referência científica na matéria, alia extraordinárias características de humanização de cuidados que tanta diferença fazem nesta área.

GASTRENTEROLOGIA
Na patologia digestiva e biliar, a proximidade com uma gastrenterologia de qualidade é fundamental. A trabalhar em proximidade com a equipa temos nomes tão reputados como o dr Rui Silva, a prof Ana Maria Horta e Vale e o dr Tércio Pinto.

ENDOCRINOLOGIA
Duas das áreas de especial dedicação da equipa, pâncreas e tiroide, lidam com situações complexas do foro endocrinológico. A normalidade funcional dos doentes pode fazer toda a diferença para o resultado cirúrgico final. Aqui temos parceria com vários colegas onde se detaca o dr Simões Pereira, a dra Sara Monteiro, a dra Claudia Amaral e a dra Isabel Meneses.

MEDICINA INTERNA
Uma medicina interna de elevado nível pode fazer toda diferença no resultado de doentes complexos, idosos ou em estado crítico. Estas parcerias asseguram o equilíbrio sistémico do doente face à agressão cirúrgica. A equipa do Hospital da Arrábida, com cuidados intensivos e intermédios, tem sido de valor inestimável para o resultados excelentes da equipa cirúrgica do dr Vilaça. Liderados pelo dr António Carneiro, inluiem o dr Miguel Cortez, o dr André Soares, o dr Avelino Ferreira, o dr Nuno Cortesão, o dr Rui Barros e o dr Alfredo Martins. A sua prática médica é absolutamente irrepreensível e a equipa esta-lhes profundamente grata.
 
 
 
RADIOLOGIA
A imagem como guia para cirurgia de qualidade é absolutamente essencial em áreas sensíveis como o fígado, pâncreas ou tiroide. Nas unidades onde opera, a equipa do dr Vilaça conta com profissionais de elevado prestígio onde a discussão multidisciplinar de imagens é comum. Refira-se o dr Daniel Fonseca, o dr Rui Cunha, o dr Paulo Almeida Santos, a dra Bárbara Viamonte, o dr Nuno Krug ou dr Vieites Branco. Na radiologia de intervenção hepatobiliopancreática conta com a colaboração prestimosa do dr Miguel Madureira.

FISIOTERAPIA e NUTRIÇÃO
A preparação do doente para cirurgia grande envolve frequentemente a sua otimização funcional respiratória, de mobilidade e nutricional. Amiudes vezes são incluidos em programas pre-operatórios que têm clara influência no resultado final da intervenção. Na fisioterapia destaca-se a ação dos terapeutas Paulo Oliveira, Cecília e Ana. Na nutrição a dra Dília Soares.